Rocket Lab compartilha imagens da plataforma do Neutron

A Rocket Lab, empresa responsável pelo desenvolvimento e operação do foguete Electron, compartilhou nesta quarta-feira algumas imagens do trabalho de construção da plataforma de lançamento da qual seu novo foguete será lançado.

A plataforma em que o Neutron será lançado fica localizada no Mid-Atlantic Regional Spaceport (MARS), na Ilha Wallops, na costa do estado da Vírgínia. A empresa compartilhou imagens do processo de instalação da mesa de lançamento, na qual o foguete de 43 metros de altura será apoiado.

Em uma das fotos, compartilhada diretamente por Peter Beck, CEO da empresa, é possível ver a cobertura superior da estrutura já instalada, assim como parte do sistema de supressão de som, que direciona água para a base do foguete a fim de protegê-lo e proteger os sistemas em solo das fortes vibrações no momento da decolagem.

A empresa havia compartilhado imagens da estrutura algumas semanas atrás, anunciando que sua fabricação estava prestes a ser finalizada e que sua instalação aconteceria nas próximas semanas.

As plataformas de lançamento da Rocket Lab

Aqueles que acompanham notícias sobre a empresa há algum tempo já estão familiarizados com a realização de lançamentos a partir da Nova Zelância, na Península Māhia. Este é o Complexo de Lançamento 1, de onde a maior parte das decolagens do foguete Electron aconteceu.

Complexo de Lançamento 1, da Rocket Lab, localizado em Māhia, na Nova Zelândia. (Créditos da Imagem: Rocket Lab)

No entanto, desde janeiro de 2023, novas instalações da empresa entraram em operação durante a missão apelidada de “Virginia is For Launch Lovers“. O Complexo de Lançamento 2, também no Mid-Atlantic Regional Spaceport (MARS), permite a realização de até 12 lançamentos por ano de solo americano. Essa é uma adição bastante significativa para a empresa, que agora consegue realizar operações mais ágeis para seus clientes.

A terceira adição ao arsenal da empresa é o Complexo de Lançamento 3, também localizado no Mid-Atlantic Regional Spaceport (MARS), e essencial para a operação do novo foguete parcialmente reutilizável da empresa, o Neutron.

O foguete Neutron

Após o sucesso com as operações no mercado de pequenos satélites com o Electron, a Rocket Lab anunciou em março de 2021 que estava desenvolvendo o Neutron, um foguete maior, parcialmente reutilizável e com capacidade de carga de 13 toneladas para a órbita baixa da Terra. Ambos seus estágios utilizam metano e oxigênio líquidos como propelentes.

O foguete terá 43 m de altura e cerca de 7 m de diâmetro. E assim como o Falcon 9, da SpaceX, seu primeiro estágio pousará propulsivamente na Terra para ser reutilizável Diferentemente da concorrência, no entanto, o Neutron terá uma coifa retrátil e integrada ao primeiro estágio e que pousará junto com ele, garantindo ainda mais fluidez em todo o processo.

Uma timeline disponível no site da empresa descreve diversos marcos importantes no processo de desenvolvimento e comissionamento dos componentes e instalações necessárias para o projeto finalmente sair do papel. E, ao que parece, a Rocket Lab e seu CEO parecem continuar confiantes na possibilidade de realizar o primeiro lançamento do novo veículo já em 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *