A Blue Origin anunciou hoje, dia 30 de janeiro de 2026, que vai pausar voos do New Shepard por perto menos 2 anos com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de hardware voltado a voos tripulados lunares. O veículo suborbital já realizou 38 voos e carregou 98 pessoas para além da linha de Kárman — o limite arbitrário definido como o “início do espaço”.
Assim como a SpaceX, a Blue Origin recebeu contratos para o desenvolvimento de uma espaçonave capaz de pousar na Lua em missões do Programa Artemis. O consórcio liderado pela empresa de Jeff Bezos inclui outras organizações como Lockheed Martin, Boeing e Astrobotic.

A espaçonave Blue Moon Mark 1 terá 8 metros de altura, contará com um único motor BE-7 e será capaz de colocar cerca de 3 toneladas de carga na superfície da Lua. A versão tripulada, a Blue Moon Mark 2, será capaz de acomodar dois astronautas na superfície por até 30 dias.
Por enquanto, a primeira missão tripulada da espaçonave da Blue Origin deverá ser a Artemis V. Mas, tendo em vista a decisão em redirecionar esforços para acelerar seu desenvolvimento e o ritmo atual de desenvolvimento da Starship HLS, não seria uma surpresa caso estes planos sejam alterados nos próximos anos.
De qualquer maneira, é uma ótima notícia para o Programa Artemis!