A Rocket Lab, empresa responsável pelo desenvolvimento e operação do foguete Electron, compartilhou nesta quarta-feira algumas imagens do trabalho de construção da plataforma de lançamento da qual seu novo foguete será lançado.
A plataforma em que o Neutron será lançado fica localizada no Mid-Atlantic Regional Spaceport (MARS), na Ilha Wallops, na costa do estado da Vírgínia. A empresa compartilhou imagens do processo de instalação da mesa de lançamento, na qual o foguete de 43 metros de altura será apoiado.
Em uma das fotos, compartilhada diretamente por Peter Beck, CEO da empresa, é possível ver a cobertura superior da estrutura já instalada, assim como parte do sistema de supressão de som, que direciona água para a base do foguete a fim de protegê-lo e proteger os sistemas em solo das fortes vibrações no momento da decolagem.
A empresa havia compartilhado imagens da estrutura algumas semanas atrás, anunciando que sua fabricação estava prestes a ser finalizada e que sua instalação aconteceria nas próximas semanas.
We’re going heavy metal… er, steel with our 165-tonne Neutron launch mount for Launch Complex 3. This structure is completing fabrication and will be ready for installation at the launch site in the coming weeks before focus shifts to launch pad commissioning for Neutron’s… pic.twitter.com/3SiLNXRYM3
— Rocket Lab (@RocketLab) November 14, 2024
As plataformas de lançamento da Rocket Lab
Aqueles que acompanham notícias sobre a empresa há algum tempo já estão familiarizados com a realização de lançamentos a partir da Nova Zelância, na Península Māhia. Este é o Complexo de Lançamento 1, de onde a maior parte das decolagens do foguete Electron aconteceu.
No entanto, desde janeiro de 2023, novas instalações da empresa entraram em operação durante a missão apelidada de “Virginia is For Launch Lovers“. O Complexo de Lançamento 2, também no Mid-Atlantic Regional Spaceport (MARS), permite a realização de até 12 lançamentos por ano de solo americano. Essa é uma adição bastante significativa para a empresa, que agora consegue realizar operações mais ágeis para seus clientes.
A terceira adição ao arsenal da empresa é o Complexo de Lançamento 3, também localizado no Mid-Atlantic Regional Spaceport (MARS), e essencial para a operação do novo foguete parcialmente reutilizável da empresa, o Neutron.
O foguete Neutron
Após o sucesso com as operações no mercado de pequenos satélites com o Electron, a Rocket Lab anunciou em março de 2021 que estava desenvolvendo o Neutron, um foguete maior, parcialmente reutilizável e com capacidade de carga de 13 toneladas para a órbita baixa da Terra. Ambos seus estágios utilizam metano e oxigênio líquidos como propelentes.
O foguete terá 43 m de altura e cerca de 7 m de diâmetro. E assim como o Falcon 9, da SpaceX, seu primeiro estágio pousará propulsivamente na Terra para ser reutilizável Diferentemente da concorrência, no entanto, o Neutron terá uma coifa retrátil e integrada ao primeiro estágio e que pousará junto com ele, garantindo ainda mais fluidez em todo o processo.
Uma timeline disponível no site da empresa descreve diversos marcos importantes no processo de desenvolvimento e comissionamento dos componentes e instalações necessárias para o projeto finalmente sair do papel. E, ao que parece, a Rocket Lab e seu CEO parecem continuar confiantes na possibilidade de realizar o primeiro lançamento do novo veículo já em 2025.